segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Uma perda para a Humanidade: Wangari Maathai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2004.

Wangari Maathai, a primeira africana a ganhar o prêmio Nobel da Paz por sua campanha para salvar as florestas quenianas, e que lutou em favor dos direitos das mulheres, morreu no hospital no domingo (25/09/2011) após uma longa luta contra o câncer no ovário.

Sua luta busca promover a biodiversidade, criar empregos para as mulheres e valorizar a imagem destas na sociedade. O Movimento do Cinturão Verde afirma ter plantado 47 milhões de árvores no continente africano.

Primeira a receber o título de doutorado na África Central e do Leste, diplomada em biologia nos Estados Unidos graças a uma bolsa, Wangari Maathai liderou o combate contra o autoritarismo do regime do ex-presidente Daniel Arap Moi nos anos de 1980 e 1990, o que a levou diversas vezes à prisão.
Após o advento do multipartidarismo e a eleição de Mwai Kibaki, motivo de grandes esperanças para o Quênia em 2002, ela se tornou secretária de Estado para o Meio Ambiente de 2003 a 2005, mas tirou desta experiência no poder uma lição amarga.

Maathai foi espancada e açoitada por guardas durante um protesto contra a venda de terras públicas na Floresta Karura. A floresta em Nairóbi cobre mais de 1.000 hectares e é o lar de animais selvagens como antílopes e também de cavernas usadas por combatentes Mau Mau na sua luta contra o governo britânico.

Wangari expandiu seu combate pelos Direitos Humanos e pelo meio ambiente para outros países. Foi nomeada em 2005, embaixadora para a proteção da floresta da Bacia do Congo na África central, segunda maior floresta tropical do mundo.
Em 2010, tornou-se administradora da Fundação para a Educação e Meio Ambiente da Karura Forest, uma floresta do subúrbio norte de Nairobi, para a qual conseguiu a proteção em uma das batalhas mais emblemáticas do país.


Este é o legado deixado por esta nobre mulher: Coragem, atitude, persistência, perseverança, humanidade e amor .


“Eu sempre sou otimista. Eu acordo pela manhã e sinto que tenho muitas razões para viver. Vivemos em um planeta que é único. O maior problema que temos é a ignorância." - Wangari Maathai.

Um comentário:

  1. Olá amiga, maravilhosa iniciativa para salvar a nossa mãe terra, não desista nunca dessa causa pois ela é muito nobre...
    Então vamos nos unir para conscientizar a humanidade...
    abraços fraternos
    Vanessa Gaia

    ResponderExcluir